Um sorriso bonito e harmônico passa necessariamente pelo alinhamento dos dentes e linha gengival, favorecendo uma simetria que proporciona mais leveza e harmonia facial.
Disfunções dentais e na gengiva podem comprometer a estética do sorriso, além de trazer problemas de saúde bucal. É o caso, por exemplo, de pessoas com dentes grandes, que podem ter desde um desconforto com a aparência até sérios problemas de oclusão e apinhamento.
No nosso artigo de hoje, vamos listar 3 opções de tratamento para corrigir dentes grandes e ter um sorriso mais atraente. Confira!
Por que algumas pessoas têm dentes grandes?
O tamanho e formato dos dentes são definidos geneticamente e cada pessoa tem sua própria constituição biológica, que vai determinar como será a linha do seu sorriso.
No entanto, há questões de saúde e hábitos orais que podem influenciar no comprimento e forma dos dentes, especialmente durante a fase de troca dos dentes de leite pelos permanentes.
As principais razões para uma pessoa ter dentes grandes são:
- macrodontia — é uma anomalia congênita rara que faz com que um ou mais dentes tenham um tamanho muito maior que os demais;
- traumas;
- inflamações e infecções que comprometem o nascimento dos dentes permanentes;
- hábito de chupar o dedo ou usar chupeta;
- respiração oral;
- recessão gengival — a retração da gengiva deixa aparente partes do dente que estariam escondidas e protegidas pelo tecido gengival, o deixando maior.
Quais são as opções de tratamento para pessoas com dentes grandes?
Quando o tamanho dos dentes gera um grande desconforto estético ou problemas de saúde bucal, é possível corrigi-los com algumas técnicas que serão indicadas pelo dentista de acordo com cada caso.
Veja abaixo quais são os mais comuns:
Tratamento ortodôntico
Dentes muito grandes podem causar problemas de oclusão e apinhamento, comprometendo o alinhamento de toda a arcada.
Nesses casos, o dentista indica o tratamento ortodôntico para corrigir o desalinhamento e tornar o sorriso mais harmônico e funcional.
Os aparelhos transparentes são excelentes opções de tratamento, pois permitem movimentar os dentes com mais conforto e discrição, já que não utilizam bráquetes ou os ferrinhos que deixam o sorriso metálico e mais evidente.
Como usam moldeiras translúcidas, feitas sob medida, esses aparelhos passam quase despercebidos, pois se ajustam perfeitamente aos dentes, garantindo um efeito estética mais agradável durante todo o tratamento.
Gengivoplastia
A gengivoplastia pode ser indicada para corrigir a retração gengival, que expõe mais partes do dente, ou ainda para nivelar e harmonizar a gengiva.
Na correção da retração, o dentista faz um enxerto de tecido mole, retirado do próprio paciente, para cobrir a área danificada, recobrindo e protegendo parte do dente, reduzindo, assim, seu tamanho.
Uma abordagem mais complexa é a gengivectomia, em que a cirurgia se estende para além da linha da gengiva, chegando ao osso e ligamentos periodontais, redefinindo toda a linha do sorriso.
Contorno cosmético
Esse procedimento usa discos de lixa e acabamento para desgastar superficialmente os dentes, melhorando seu contorno e dando mais harmonia ao sorriso e à face.
É usado, por exemplo, para reduzir o tamanho de dentes caninos muito grandes e suavizar suas pontas, retirando a aparência de “sorriso de vampiro”.
O contorno cosmético pode, ainda, ser usado para corrigir diferenças de tamanho entre um dente e outro, mudando a angulação do dente maior, aperfeiçoando a simetria entre eles.
Gostou do nosso artigo sobre opções de tratamento para pessoas com dentes grandes? Então, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e Instagram para acompanhar todas as postagens que publicamos sobre estética e saúde bucal!